5 de junho de 2010

Pesquisadores criam primeira bactéria com DNA sintético

O mesmo pesquisador que ajudou a mapear todo o genoma do ser humano, Craig Venter protagoniza um novo marco na história. Em apenas uma semana, o assunto já virou polêmica: políticos, cientistas e religiosos debatem sobre essa nova tecnologia, que tanto traz benefícios como também tem alto grau de periculosidade.

Photo by mira66


Entendendo o que aconteceu: a equipe de Craig Venter inseriu um genoma sintético dentro de uma bactéria (Mycoplasma capricolum) sem genoma, fazendo com que ela "obedecesse" aos comandos do código genético inserido.
Para você entender melhor o que aconteceu, veja o vídeo abaixo:    



Como foi dito no vídeo, há inúmeras possibilidades com essa nova descoberta.

Mas o que você acha? A pesquisa deve ser apoiada ou é muito perigosa sua manipulação?

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente vai ser um ganho muito grande para humanidade, novas tecnicas para industria. Um grande marco é o fato de poder ser usado na produção de energia, uma necessidade cada dia mais urgente. Acho que agora nao da mais pra voltar essa pesquisa deve sim ser apoiada. E como todas as outras tecnologia corre o risco de ser utilizada por pessoas com más intenções. Tem uma intençao velada por tras desse "cuidado" que os cientistas jah fazem tanta questao de comentar, a venda desse tecnologia vai gerar muito lucro pros detentores dela. Portanto, nao seria interesante que todos tivesse acesso as novas tecnicas. Por fim,o resultado sera bem no estilo capitalista os lucros e beneficios vao ficar pros mais ricos e bem depois um pouco desse desenvolvimento vai gerar coisas boas para os pobres.

Rike disse...

Olá!
Obrigado por sua atençãp com nosso blog!
Abçs!
Rike.

Thaysa Gabrielly disse...

Indubitavelmente genial! Apesar de a técnica ser usada há 2 décadas no meio científico, Venter conseguiu ampliar essa idéia para uma escala maior, e assim, gerar perspectivas enormes no que diz respeito à criação de organismos vivos que funcionam em virtude do bem-estar humano.
Quanto aos efeitos colaterais inesperados, é fatídico que o avanço dos experimentos será com cautela, a fim de evitar problemas posteriores.

Igor Jonnas disse...

cara ..deu um erro nas imagens do imageshack , o site deixo algumas imagens fora do ar. Seu banner era uma dessas. me mande denovo seu banner para eu por no site e add o meu ai.

http://lockerzdownload.blogspot.com

Barbara disse...

Adorei o post.

Postar um comentário

-Comente de acordo com o assunto do post.
-Xingamentos, ofensas e ameaças serão apagadas assim que identificadas.
-Não use linguagem excessivamente informal.

Obs: Nenhum comentário publicado reflete a opinião do blog Aterrisse

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Host